Livros biográficos

Histórias escritas e faladas sempre fizeram parte da minha vida. Elas me conectam com a fantasia e com a realidade. Quando decidi buscar uma segunda trajetória de vida de trabalho eu as escolhi: Conversas para Entrelaçar, que vão enveredando pelas memórias.

A inspiração maior veio através do meu pai, quando lhe pedi que contasse sobre a sua vida, desde pequeno. Sendo ele o último elo com a minha família alemã, queria manter essa referência viva. Ele deixou sua trajetória escrita (desde a história de seus ancestrais de 1800 até suas próprias narrativas), as fotos organizadas e os diários que escreveu quando jovem. Junto a tudo isso, ele me entregou cartas minhas que escrevi para ele e minha mãe, quando estive longe por um ano e meio. Foi um presente! Essa experiência me trouxe um pai mais presente, diferente daquele que eu conhecia!

Meu avô por parte de mãe foi outra inspiração. Quando Luiza (minha filha) nasceu, eu o via debruçado sobre a mesa, desenhando a árvore genealógica dela. Antes disso, eu também o ajudei a redigir a biografia de seu avô, que hoje é um tesouro.

Ambos me levaram a querer contar as histórias de vida – em vida – dos idosos, para que possam se presentear e também presentear aos seus familiares com uma fonte narrativa importante de conexão com a sua própria história. E é nesse entrelaçar de fios, num prazeroso mergulho em suas cotidianices, que teço com escuta e mãos atentas essas memórias.

Alta Costura de Memórias

Conta a história de Abel, um imigrante português que, aos 19 anos de idade, em 1951, veio sozinho para o Brasil, trazendo às mãos a arte da alfaiataria, que aprendera desde os 12 anos de idade, e de Edith, a secretária carioca de um laboratório farmacêutico que, discreta, mas intensamente, esteve ao lado do seu esposo nos piores e melhores momentos, dona de uma visão estratégica ímpar da vida e dos negócios. Essa casa de alta costura é exemplo de integridade, sabedoria, cumplicidade e construção de um legado de amor que não se limita apenas a estas páginas.

Preparo, redação e edição:
Monika Schulz (A partir de entrevistas com o casal e o filho)

Cocriação de estrutura de narrativa:
Carolina Messias

Revisão técnica:
Fabiana Bustamante

Projeto gráfico e diagramação: Casa Prosear – Ateliê de Expressão Autoral

Impressão e encadernação: Tríade Studio – Serviços Editoriais

244 páginas.

Thereza Schulz - Uma vida recheada de culinária e arte

Thereza reúne muitas facetas em sua personalidade fascinante! Uma mulher forte, bela e vaidosa, que não reclama da vida, apaixonada por esportes e que sabe viver com sabedoria no prazer de cozinhar, de alimentar e agregar pessoas – nutrindo assim as relações.

Através de sua arte de cozinhar e de receber os amigos em sua casa, Thereza nos presenteia com várias receitas suas, de sua avó e de sua mãe. Uma verdadeira viagem gastronômica compartilhada com Dieter, seu companheiro de toda vida e que, com cumplicidade, embarcou com ela em grandes aventuras pelo mundo afora. As receitas contam as histórias, revelam sabores, inspiram sentidos e convidam às apreciações.

Texto e estrutura:
Cristina Mello (Com base em entrevistas com Maria Thereza, sua família e seus amigos)

Projeto gráfico:
Victor Burton e Adriana Moreno

Fotografias:
João Victor Burton, e acervo familiar

Coordenação editorial:
Monika Schulz

Edição final de texto:
Eliane Levy de Souza

Impressão:
TrioStudio

180 páginas.

Anna Maria Nolasco - Saudades de uma vida

Anna nos conduz numa viagem pelos 188 anos de história de sua família, iniciando com seu bisavô, o escritor português Ramalho Ortigão e chegando até os dias atuais, com seus filhos, netas e bisnetas. Para estas, de forma especial, Anna expõe as suas raízes, colocando essa jovem geração em contato com os seus valores, acreditando que as histórias e presenças transcendem o tempo, como conexões herdadas e passadas de geração em geração. Essa obra tem a pretensão de ser memória e cumpre esse papel, mas ela também tem um teor transformacional ao mesmo tempo sublime e potente.

Textos e poesias:
Anna Maria Ramalho Ortigão Nolasco, com a colaboração de Monika Schulz

Cocriação de estrutura de narrativa:
Anna Maria Ramalho Ortigão Nolasco
Monika Schulz

Projeto gráfico:
Victor Burton

Designer assistentes:
Adriana Moreno
Miriam Lerner

Fotografias:
João Victor Burton e acervo
familiar

Coordenação editorial:
Monika Schulz

Edição final de texto:
Fabiana Bustamante

Impressão:
TrioStudio

284 páginas.

Parceiros

Integro saberes complementares para a construção e editoração de livros biográficos.

Se você for escritor/biógrafo, designer, fotógrafo, revisor ou gráfica, e o programa Conversas para Entrelaçar tiver despertado o seu interesse, estou aberta para novas parcerias.

Sentiu que quer abrir espaços para novas conversas?

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Saiba mais na nossa política de privacidade